Campanhas de prevenção: ações importantes para a conscientização da população

Escrito por Abgail Cardoso

 

Sociedades médicas e organizações não governamentais têm conseguido atrair cada vez mais a atenção para a importância de conhecer as características das principais doenças e como preveni-las. “Essas iniciativas são muito importantes para divulgar perfis de risco, tornando a população mais consciente e alerta a eventuais sintomas”, afirma Dr. Charlles Heldan, responsável técnico do CURA Imagem e Diagnóstico.

O CURA Imagem e Diagnóstico apoia, com divulgação de informações, as campanhas focadas em câncer de mama e de próstata, que estão entre os mais frequentes na população brasileira, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O Outubro Rosa, criado há mais de 20 anos para conscientização da prevenção do câncer de mama, é considerado a campanha mais antiga e mais famosa. Com a popularização da iniciativa e repercussão cada vez maior na sociedade e na mídia, outras surgiram, como o Novembro Azul, com foco em câncer de próstata.

Atualmente, dezenas de sociedades médicas desenvolvem campanhas de conscientização durante o ano. Veja como está o calendário da prevenção (algumas doenças se repetem):

Janeiro
Câncer de colo de útero e glaucoma

Fevereiro
Doenças raras, fibromialgia, Alzheimer, lúpus e leucemia

Março
Câncer de colo de útero e câncer colorretal

Abril
Autismo e câncer de testículo

Maio
Melanoma, câncer cerebral, hepatite e lúpus

Junho
Escoliose, doação de sangue, anemia, leucemia e melanoma

julho
Tumores ginecológicos, hepatites virais e câncer ósseo

Agosto
Linfoma, esclerose múltipla, saúde do homem

Setembro
Doenças cardiovasculares, câncer ginecológico, Alzheimer, câncer infantojuvenil, câncer de pâncreas, suicídio e doação de órgãos

Outubro
Câncer de mama, sífilis congênita e psoríase

Novembro
Câncer de próstata, diabetes e câncer infantojuvenil

Dezembro
Câncer de pele, saúde da criança, aids

 

Se você quiser saber mais, converse com o seu médico.Para agendamento do exame, ligue para (11) 3056-4707 ou (11) 97135-2766 (Whatsapp). Se preferir, envie seu pedido, dados do convênio e seu telefone para agendamento@cura.com.br ou acesse o nosso chat.