Elastografia hepática: novo exame oferecido pelo CURA

Escrito por Abgail Cardoso

 

O CURA Imagem e Diagnóstico é um dos primeiros serviços do país a realizar o exame elastografia hepática, um método inovador para medir o grau de fibrose do fígado. “É eficiente e sem riscos para o paciente. Parece com um ultrassom, portanto não provoca dor. A diferença está no software que analisa as imagens”, explica o radiologista Harley De Nicola, médico do CURA especialista em ultrassom.

O exame pode ser realizado em qualquer órgão, mas a principal indicação tem sido para avaliar o tecido do fígado. Teoricamente, lesões malignas e outras doenças tendem a apresentar um tecido mais compacto e menos elástico.

“Até agora, a única maneira de fazer essa avaliação era por meio de biópsia, que exigia internação e retirada de um fragmento do fígado, um procedimento mais caro, que apresenta risco de sangramento e infecção”, compara Dr. Harley.

Segundo ele, de acordo com a classificação do tecido, o paciente é ou não encaminhado para biópsia. A elastografia hepática é recomendada para pacientes com suspeita de doenças crônicas, cirrose e câncer de fígado. O CURA também realiza a elastografia de tireoide e de mama.

Se você quiser saber mais, converse com o seu médico.Para agendamento do exame, ligue para (11) 3056-4707 ou (11) 97135-2766 (Whatsapp). Se preferir, envie seu pedido, dados do convênio e seu telefone para agendamento@cura.com.br ou acesse o nosso chat.