Angio TC de Artérias Coronárias

Centro de estudos do coração do CURA

A angiotomografia (ou angio-TC) de coronárias já está incorporada a rotina do CURA Imagem e Diagnóstico. Com esta tecnologia tornou-se possível obter imagens angiográficas das artérias coronárias através de um exame minimamente invasivo com injeção de contraste em acesso periférico. O exame pode ser realizado em cerca de 10 minutos e a obtenção das imagens não demora mais que 15 segundos, em média.

Esta facilidade e praticidade trazidas por este exame ampliou a possibilidade de investigação coronariana, principalmente em pacientes com risco baixo de doença coronariana e dores precordiais ou em pacientes com riscos moderado ou alto para doença coronariana e que apresenta sintomas atípicos. Antes do advento da angio-TC coronariana, estes pacientes podiam ser investigados apenas com métodos indiretos de perfusão miocárdica, como teste ergométrico e a cintilografia do miocárdio ou então tinham de ser submetidos a cateterismo.

Diversos trabalhos mostram que os valores preditivos negativos da angio-TC são superiores a 95%. Ou seja, a segurança com que se pode excluir a doença coronariana em exames normais é bastante elevada. Pelo mesmo motivo, oexame também pode ser utilizado em investigação pré-operatória de cirurgias diversas em pacientes com risco moderado.

Veja as principais indicações na tabela abaixo, segundo o colégio americano de cardiologia:

 

Principais indicações da Angio-TC de Coronárias
- Investigação de doença coronariana em pacientes com risco moderado ou alto e sintomatologia duvidosa
- Investigação de pacientes com baixo risco e sor precordial
- Pré-operatório de cirurgias não cardíacas em pacientes com risco moderado
- Testes de estresse com resultados inconclusivos
- Sintomas em pós-operatório de cirurgias de revascularização coronariana
- Redução repentina da função ventricular esquerda
- Dor torácica aguda no pronto-socorro

 

Agendar Orçamento