Tomografia Computadorizada (TC) de Crânio e Coluna Vertebral

Exames neurológicos no CURA

A tomografia computadorizada (TC) usa uma combinação de raios-X (que se movem em um círculo ao redor do corpo) e tecnologia de computação (interpreta a informação visualizada de diferentes pontos de uma estrutura) na produção de imagens detalhadas em duas dimensões.  O exame pode ser realizado sem ou com contraste intravenoso. A TC de crânio é importante na avaliação de diversas lesões cerebrais como isquemias, hemorragias, tumores, infecções e anomalias estruturais (hidrocefalia).

A TC de crânio é fundamental para os modernos tratamentos na fase aguda de um paciente durante um acidente vascular cerebral isquêmico. A rápida obtenção das imagens facilita na corrida contra o tempo para a melhora dos sintomas destes pacientes na sala de emergência. A TC de crânio também se destaca como exame de escolha para avaliação de traumas cranianos, investigação de cefaléias, na avaliação periódica dos efeitos do tratamento de tumores cerebrais, além de fornecer dados para elaboração de cirurgias e biópsias cerebrais.

A TC de coluna vertebral é utilizada no diagnóstico de lesões expansivas tumorais, avaliação de extensão de ferimentos e traumas, diagnóstico de hérnia de disco, malformações de vasos sanguíneos ou anomalias estruturais (espinha bífida). Mais ainda, pode ser muito útil na avaliação de cirurgias ou outras terapias no tratamento de doenças da coluna.

 

 

Agendar Orçamento