CURA Neuro

Exames neurológicos no CURA

Nestas últimas duas décadas, nenhuma área médica teve tantos avanços na investigação diagnóstica do que o setor de Neurociências. O aperfeiçoamento tecnológico no estudo por imagens do Sistema Nervoso Central trouxe avanços impensados até pouco tempo atrás. O melhor conhecimento das estruturas e também das funções de várias partes do cérebro nos dão hoje soluções para perguntas até então sem resposta.

Assim, ocorreram robustas melhorias na identificação, tratamento e seguimento de pacientes com algumas doenças neurológicas sem oportunidade de diagnóstico e tratamento no passado. O CURA trabalha continuamente para oferecer o que há de mais moderno na investigação diagnóstica em neurologia e neurocirurgia. Além de contar sempre com equipamentos de última geração e com os melhores especialistas em cada área dos setores de procedimentos diagnósticos em neurociências.

Alguns exames são exemplos dessa evolução, dos quais destacamos primeiramente a angioressonância (ARM).

Um método não invasivo de avaliação das artérias cerebrais e cervicais, a angioressonância pode ser utilizada para detecção de doença vascular oclusiva nos vasos dentro do crânio (intracranianos) e cervicais (extracranianos), além de contribuir com informações importantes no diagnóstico de hemorragia intraplaca de ateroma, dissecções arteriais, aneurismas e malformações vasculares (alterações dos vasos sanguíneos como angioma cavernoso).

Destacamos também a ressonância magnética de crânio que ajuda no diagnóstico de variadas condições cerebrais como tumores, infecções, abscessos, anomalias estruturais (hidrocefalia), hematomas subdurais (sangramento abaixo da dura-máter), doenças degenerativas (demências e doença de Parkinson), doenças auto-imunes como esclerose múltipla, encefalites (inflamações do cérebro), encefalopatia hipóxica (distúrbio cerebral por falta de oxigênio), causas de epilepsia como esclerose mesial temporal, isquemias, hemorragias, alterações vasculares tais como aneurismas (dilatação), oclusão arterial (obstrução) ou trombose venosa (coágulos de sangue em seios venosos) e malformações dos vasos venosos.

Tecnologia e precisão diagnóstica também na área da neurologia, mais um compromisso CURA.

 

Principais exames realizados
- Angiorressonância
- Eletroneuromiografia
- Polissonografia Domiciliar.
- Potencial Evocado Somatossensitivo.
- Raio X do crânio e coluna vertebral.
- RM de crânio e coluna vertebral.
- RM de crânio com difusão, perfusão e espectroscopia.
- RM de crânio com outras técnicas especiais (fluxo liquórico e tractografia).
- Tomografia de crânio e coluna vertebral.
- Ultrassom
- Ultrassom doppler de artérias carótidas e vertebrais.

 

 

Agendar Orçamento