PERGUNTAS FREQUENTES

Nossa unidade Jardins está localizada na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 4417 – Jardim Paulista / SP, entre a Av. Brasil e Groelândia, atrás do Parque Ibirapuera, portão nove. A unidade Moema está localizada na Avenida Pavão, 322 – Moema / SP. A unidade Paraíso – somente para coletas – fica na Praça Amadeu Amaral, 27 – Paraíso / SP.
Unidade Jardins: (11) 3056-4707 / 3075-3330 Unidade Moema: (11) 5044-5000 / 5042-5050 Unidade Paraíso: (11) 3253-5926
Os exames podem ser agendados através de telefone, e-mail, WhatsApp ou presencialmente em uma de nossas unidades. Unidade Jardins: Telefones: (11) 3056-4707 – E-mail: agendamento@cura.com.br – WhatsApp: (11) 97135-2766. Unidade Moema: Telefones: (11) 5044-5000 e 5042-5050 – E-mail: agendamento.moema@cura.com.br – WhatsApp: (11) 94036-7212
É necessário enviar: RG/CNH, Carteirinha do Convênio e Solicitação Médica no e-mail: preficha@cura.com.br ou WhatsApp (11) 97135-2766 opção 5.
Pedido Médico Original, carimbado e assinado pelo médico solicitante (CRM*), sem rasuras e dentro do prazo de validade estipulado pelo seu convênio médico, carteirinha do convênio e documento original com foto (RG/CNH).
Atendemos uma grande variedade de convênios, mas para consultar a cobertura completa solicitamos que entre em contato com a nossa central de agendamento.
Nossos equipamentos são semi abertos, isto é, aberto na extremidade dos pés, permitindo ver a claridade do ambiente, as convencionais têm essa extremidade fechada. Temos muito sucesso com pacientes claustrofóbicos! Para se sentir ainda mais tranqüilo, se quiser você pode trazer um acompanhante! No nosso site, temos maiores informações dos nossos equipamentos! https://bit.ly/2OFKpaj.
Para aplicação de vacina, não é necessário agendamento prévio e a realização é feita apenas no Particular. Aceitamos os cartões de Débito/Crédito Visa, Master, Diners, Amex. Horário de Atendimento: 2º à 6º feira das 07:00 às 19hs - Sábados das 06:30 às 12:30. Não realizamos aos domingos e feriados. Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4435 / Jardins. A disponibilidade de vacinas fica sujeita a análise no ato do atendimento. Recomendações: - Indicada para pacientes entre 9 e 45 anos - Não é necessário pedido médico.
Não. Para Exames de Laboratório, não é necessário agendamento prévio. Para consultar o preparo e cobertura do seu convênio médico, solicitamos que envie para o e-mail consulta@cura.com.br o pedido médico, convênio e plano de saúde, o prazo de retorno é de até 12 horas úteis. Caso não possa enviar, confirmaremos a cobertura no ato de seu atendimento na recepção. Horário de Atendimento: Segunda á Sexta-Feira das 06:30 às 19:00hs. Sábados, Domingos e Feriados das 06:30 às 12:00. Endereço: Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 4469 / Jardins. Pacientes menores de 18 anos, devem vir acompanhados de responsável legal.
Sim, possuímos estacionamento na Unidade Jardins no valor fixo de R$ 12,00 que deve ser pago na saída.
Não. A ingestão de pequena quantidade de água, antes da coleta, não quebra o jejum.
Não. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico do paciente. Na monitorização de drogas terapêuticas é importante o laboratório registrar esta informação.
Não. A cafeína pode induzir a liberação de substâncias que podem interferir na análise sanguínea.
Não. O fumo pode elevar a concentração dos ácidos graxos, da adrenalina, do glicerol livre, da aldosterona, do cortisol, entre outros.
Classicamente, a melhor condição para a coleta de sangue para realização de exames de rotina é o período da manhã, embora não exista contra-indicação formal de coleta no período da tarde, salvo aqueles parâmetros que sofrem modificações significativas no decorrer do dia. É recomendável que exista uma indicação no laudo, do horário em que foi realizada a coleta.
O procedimento de dobrar o braço após a retirada da agulha, carregar objetos relativamente pesados logo após a coleta, contribui sobremaneira para a formação do hematoma.
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
Porque ela não interfere nos fatores da coagulação que são avaliados neste teste. A aspirina age no sistema da coagulação, apenas como antiagregante das plaquetas.
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.
A recomendação é feita para os hormônios que sofrem flutuação conforme o dia do ciclo, como o LH, FSH, estradiol e progesterona.
Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol, mas pouco.
Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol, mas pouco.
Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este teste, ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e as quais são resistentes.
Em geral causa apenas um leve incômodo, pois o procedimento é muito rápido. Mas isso é muito variável, pois depende da sensibilidade de cada pessoa e da habilidade do profissional que realiza a coleta.
Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.