Direitos e Deveres

Referências
Cartilha da ANVISA: Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente, 2017
Portaria 1820, 13/08/2009


Direitos e deveres dos Pacientes

Compromisso CURA quanto aos seus direitos

Ser atendido, com atenção e respeito, de forma personalizada (levando em consideração seus valores culturais, morais e éticos), humanizado e com continuidade, livre de preconceito de qualquer tipo, em local e ambiente digno, limpo, seguro e equipado para o atendimento.

Ser identificado e tratado pelo nome ou sobrenome e não por números, códigos ou de modo genérico.

Ser acompanhado por pessoa indicada por você, se assim desejar, em seus exames, durante todo o período que esteja conosco, exceto em procedimentos invasivos e/ou que apresentem alto risco para o acompanhante. As crianças e os adolescentes têm direito a permanecer acompanhados pela mãe, pai ou responsável legal o tempo todo, garantindo participação das decisões quanto aos procedimentos a serem realizados, de forma esclarecida, exceto quando existir determinação judicial que comunique o contrário.

Identificar nossos colaboradores responsáveis por sua assistência, por meio de crachás visíveis, legíveis e que contenham o nome completo, setor profissional, assim como o nome da instituição.

Ter autonomia e liberdade para tomar as decisões relacionadas à sua saúde e à sua vida; consentir ou recusar, de forma voluntária e com adequada informação prévia a procedimentos diagnósticos ou outros atos médicos e assistenciais a serem realizados.

Ter sigilo e confidencialidade de todas as informações sobre seu estado de saúde, dados pessoais que o identifiquem, no armazenamento, registro e transmissão de informações, inclusive de amostras de sangue, tecidos e outras substâncias que possam fornecer dados identificáveis.

Receber informações claras, objetivas, completas e compreensíveis sobre riscos inerentes aos procedimentos diagnósticos, exames solicitados e realizados, tratamentos ou procedimentos propostos, inclusive seus benefícios e riscos, urgência, duração e alternativas de solução.

Ter acesso a todos os procedimentos diagnósticos e vacinas disponíveis aos pacientes do CURA, indicada por um médico responsável, quando assim for necessário, mesmo que você apresente necessidades especiais.

Ter assegurada sua integridade física e moral, sua segurança, individualidade e privacidade, o bem-estar psíquico e emocional;

Comunicar sua satisfação ou não, preocupações e dúvidas pelo Serviço de Atendimento ao Paciente (SAP), recebendo respostas relacionadas as solicitações realizadas a esse canal.

Deveres do Paciente para cumprimento do melhor atendimento e diagnóstico!

Fornecer informações precisas, completas e acuradas sobre seus históricos de saúde, doenças anteriores, medicamentos que está fazendo uso, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados a sua saúde sempre que solicitado, para o atendimento e diagnóstico mais preciso. Na impossibilidade de o paciente fornecer essas informações estas podem ser realizadas pelo seu responsável ou acompanhante.

Apresentar todos os documentos oficiais com foto, além de portar outros documentos importantes, como solicitações médica de exames ou de profissionais autorizados legalmente para essa atividade, carteirinha do convênio ou outras solicitações determinadas pelos convênios (esse último não é necessário para exames particulares), além de guias de autorização de procedimentos ou relatórios/exames prévios solicitados no agendamento.

Respeitar as normas e regulamentos da instituição informadas, principalmente aquelas relacionadas a sua segurança.

Respeitar o direito dos demais pacientes, acompanhantes e nossos colaboradores

Pacientes menores de 18 anos: esses deveres passam a ser de responsabilidade de seus pais ou responsáveis;

Participar de seu atendimento demonstrando o entendimento de todas as orientações recebidas, fazendo questionamentos sempre que estiver com dúvidas e informando as mudanças inesperadas de seu estado de saúde aos nossos colaboradores responsáveis pelo seu atendimento.

Zelar pelas instalações e equipamentos do CURA colocados à sua disposição para seu conforto e atendimento, bem quanto a outros pacientes da nossa Instituição.

Ser responsável pela recusa na realização dos procedimentos, ou descumprimento das orientações prestadas pelos profissionais.

Não fumar nas dependências do CURA.