Com o aumento de casos de gripe no início de 2022, o CURA, um dos maiores centros de diagnóstico na cidade de São Paulo e com mais de 40 anos de experiência, realizou uma ação social junto a três ONGs da capital. Através de seu projeto social “CURA para todos” foram doadas 1,5 mil doses de imunizantes contra o vírus Influenza, causador da doença, para atender pessoas em estado de vulnerabilidade social. A iniciativa é de extrema importância nesse momento em que a saúde pública segue atravessando um período crítico, também com o avanço da COVID-19 e de outras doenças respiratórias.
A vacina quadrivalente protege contra 4 cepas, contendo uma cepa da influenza a H1N1, uma cepa da influenza a H3N2 e duas cepas da influenza B (Brisbane e Phuket) com a composição da vacina sendo ajustada anualmente, para proteção contra as variações do vírus em circulação. A mesma, conta com um componente a mais em relação às vacinas dos postos de saúde, por isso pessoas que já haviam sido vacinadas puderam receber esta nova aplicação. O CURA possui um centro de imunização, localizado na Unidade Jardins, com selo de certificação ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas), ampliando ainda mais a qualidade das atividades desenvolvidas, para você e sua família se sentirem seguros e protegidos.
Essa é a segunda ação do “CURA para todos” para ampliar a cobertura vacinal contra a doença, que pode ter complicações e até causar mortes. Em agosto de 2021, já haviam sido imunizadas 500 pessoas de diferentes regiões.
A nova campanha teve início em janeiro de 2022, com a aplicação de 500 doses, em Itaquera, Zona Leste, em parceria com a ONG ACEMI. Em seguida, imunizou mais de 500 pessoas, nos dias 18 e 19 de janeiro, na comunidade Vila Ede, Zona Norte de São Paulo, em iniciativa conjunta à Olhar de Bia. Nos dias 20 e 21 de janeiro, foi a vez da comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, juntamente com a Fundação A Favor de Deus, que desenvolve um trabalho social na região há quatro anos. Também foram disponibilizadas 500 doses.
O disparo da volta de casos de COVID-19 e diversos registros da nova variante de H3N2 gera um cuidado redobrado. O acesso à saúde pública no Brasil ainda é dificultoso para muitas pessoas, por isso, transportar a proteção para todos é um passo importante para manter a saúde horizontal. Além de uma maior inclusão a pessoas com problemas de locomoção ou desinformação, tornando todo o processo mais ágil. O envolvimento em projetos como este demonstra o cuidado e olhar humano alinhado à nossa cultura. Proteção e saúde em dia são fundamentais para a chegada de dias melhores.
“Vacinar pessoas dos grupos de risco e em estado de vulnerabilidade social é bem importante, pois, embora possam acessar qualquer unidade de saúde pública, eles não costumam recorrer aos serviços de vacinação por diversos motivos. Enxergamos levar a vacina até elas como parte da nossa missão de promover medicina diagnóstica com olhar humano”, ressalta Charlles Heldan, diretor médico responsável pelo Centro de Vacinação do CURA.
Confira o vídeo da ação clicando na imagem abaixo: