CURA para todos: neste ano, levamos 500 doses da vacina contra a Gripe a duas ONGs diferentes - CURA

CURA para todos: neste ano, levamos 500 doses da vacina contra a Gripe a duas ONGs diferentes

CURA para todos: neste ano, levamos 500 doses da vacina contra a Gripe a duas ONGs diferentes

Em conjunto com duas instituições sociais que atuam na capital, a Arcah e Fundação Comunidade da Graça, e através do nosso projeto social “CURA para todos”, doamos as vacinas com o objetivo de ajudar a ampliar a cobertura vacinal dessa doença, que mata milhares de pessoas por ano

Através do nosso projeto social “CURA para todos”, estamos realizando uma ação junto a duas ONGs da capital com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe ao proporcionar a imunização de pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Doamos 500 doses do imunizante à Arcah e à Fundação Comunidade da Graça (FCG), instituições que atuam na reintegração de pessoas em situação de rua na sociedade e, também, na capacitação profissional e assistência social em regiões periféricas. A iniciativa é de extrema importância nesse momento em que a saúde pública vive uma crise sem precedentes.

De acordo com Jolaine Coneglian, responsável pelo Centro de Vacinação do CURA, com o mundo enfrentando a pandemia do novo coronavírus, a imunização contra a gripe ganhou uma importância ainda maior. Apesar de os holofotes estarem voltados para a campanha de vacinação contra a Covid-19, não é a hora de descuidar e deixar de lado a preocupação com outras doenças, em especial as respiratórias, como a provocada pelo vírus Influenza, a conhecida gripe. A gripe pode ter complicações e até causar mortes.

“Vacinar pessoas dos grupos de risco e em estado de vulnerabilidade social é bem importante, pois, embora elas possam acessar qualquer unidade de saúde pública, elas não costumam recorrer aos serviços de vacinação por diversos motivos. Enxergamos levar a vacina até elas como parte da nossa missão de promover medicina diagnóstica com olhar humano”, ressalta.

A ação teve início no final de agosto e segue até meados de setembro. Junto à Arcah já imunizamos pessoas em dois Centros de Acolhida administrados pela Prefeitura de São Paulo (Santo Amaro e Bom Retiro – nas proximidades da cracolândia). Em parceria com a FCG, no dia 27 de agosto, a iniciativa já ocorreu em regiões extremas da Zona Norte, onde pessoas puderam receber as doses doadas pelo CURA para todos.

A vacina da gripe quadrivalente protege contra quatro cepas do vírus Influenza, sendo: duas cepas da Influenza A (H1N1 e H3N2) e duas cepas da Influenza B (Brisbane e Phuket). Para proteção contra as variações do vírus em circulação, o imunizante recebe modificações anualmente.