A data (24 de março) foi criada em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. Tire suas dúvidas sobre a doença.

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A doenca é altamente prevalente na nossa população. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, anualmente, ocorrem cerca de 16,9 mil novos casos de tuberculose em SP, e isso equivale a uma taxa de incidência de 38 casos por 100 mil habitantes. A doença geralmente infecta os pulmões, mas também pode se espalhar para qualquer parte do corpo, incluindo rim, coluna e cérebro. A tuberculose, se não for tratada adequadamente, pode até ser fatal.

Sintomas

Os sintomas da tuberculose variam de acordo com cada paciente. Alguns apresentam sinais após anos (ou meses) da doença. As manifestações mais comuns são:

  • Tosse seca no início; após quatro semanas, a tosse pode ser acompanhada de secreção com pus ou sangue;
  • Falta de apetite;
  • Cansaço excessivo;
  • Emagrecimento acentuado;
  • Fraqueza;
  • Dificuldade na respiração;

Transmissão

O bacilo da tuberculose tipicamente é transmitido pelo ar através de gotículas respiratórias quando uma pessoa com tuberculose pulmonar espirra ou tosse e transmite a bactéria para outros indivíduos próximos.

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos e tem duração, em média, de seis meses. A maioria dos pacientes deve ter apenas acompanhamento ambulatorial. Os casos mais complexos e graves exigem internação hospitalar.

Diagnóstico

Existem dois testes para o diagnóstico da tuberculose. O teste cutâneo da tuberculina (PPD); e o moderno exame de sangue: QuantiFERON®-TB Gold In-Tube.

O QuantiFERON®-TB Gold In-Tube é uma excelente alternativa para detectar a tuberculose ativa ou latente com reconhecida vantagem sobre o teste convencional da tuberculina (PPD).

Quais são as vantagens do QuantiFERON®-TB Gold  sobre o teste de tuberculina (PPD)?

– Melhor especificidade;

– Os resultados são mais precisos, não estão sujeitos ao viés do leitor;

– A precisão não é afetada pela vacina BCG anterior (bacilo Calmette-Guérin);

– Requer apenas 1 visita do paciente (são exigidas de 2 a 4 visitas para PPD);

– Redução de custos; redução do tempo de trabalho; evitação de testes e tratamentos de acompanhamento desnecessários;

Informações importantes

1. O Quantiferon, também conhecido como IGRA (Interferon Gama Release Assay), é recomendado no diagnóstico de infecção por M. Tuberculosis. 

2. O IGRA é preferido em indivíduos que receberam BCG (como uma vacina ou para a terapia do câncer).

3. O IGRA pode ser usado no lugar do PPD para rastreio da infecção em indivíduos contactantes.

4. O teste é aprovado pela ANVISA para uso clínico em nosso país e pode ser realizado na unidade Jardins do CURA.

Mais artigos