Você sabia que cerca de 70% do colesterol é produzido pelo organismo e 30% vem da alimentação? O colesterol é um tipo de gordura que compõe a estrutura das membranas celulares, sendo essencial para diversos mecanismos vitais do corpo humano.
Para que o colesterol possa ser transportado pelo sangue e exercer suas funções adequadamente, ele precisa de lipoproteínas para circular. Essas substâncias são conhecidas pelas siglas LDL e HDLe chamadas popularmente de mau colesterol e bom colesterol.
O excesso do colesterol LDL no organismo é o grande vilão do coração, já que ele se fixa nas paredes das artérias podendo entupi-las e levar ao surgimento das doenças cardiovasculares.
Fatores de risco do colesterol alto
Herança genética e idade avançada estão entre os fatores de risco para o aumento do colesterol LDL, porém uma alimentação inadequada, com excesso de sal e gorduras, e o sedentarismo são apontados como as principais causas do colesterol alto.
Portanto, mudar o estilo de vida é essencial para manter sob controle os níveis dessa gordura no sangue.
Afaste as gorduras saturadas
Veja a seguir algumas dicas de alimentação:
Evite carnes gordurosas e embutidos como salsicha e linguiça
- Diminua o sal no preparo dos alimentos
- Evite frituras
- Inclua mais peixes em suas refeições
- Opte pelo leite e derivados desnatados e com teor de gordura reduzida
- Acrescente fibras solúveis nas suas refeições, pois elas contribuem para reduzir o colesterol LDL. Exemplos: aveia, flocos de milho, frutas e verduras.
Além de seguir as dicas acima, procure praticar cerca de 30 minutos de atividades físicas por dia, em cinco dias da semana. Sua saúde agradece!