Histerossalpingografia: exame da infertilidade feminina

Female reproductive system made of paper and hands isolated on blue background

O que é a Histerossalpingografia? 

Apesar do nome complicado, o exame de histerossalpingografia (HSG), é bem simples. Ele é muito importante pois consegue identificar problemas nas tubas e cavidade uterina das mulheres, com o objetivo de investigar a probabilidade da infertilidade. 

O HSG também pode ser feito após a laqueadura das trompas para avaliar os resultados de cirurgias e o diagnóstico de possíveis doenças. 

Como o exame é realizado? 

Muitas mulheres relatam que se sentem inseguras para realizar o exame de histerossalpingografia, mas ao contrário do que muitos dizem, esse procedimento é simples e indolor.  

No exame, é inserido um cateter flexível pelo orifício externo do colo uterino e o meio do contraste é injetado pelo cateter, nas radiografias realizadas. Dessa forma é possível delinear a cavidade endometrial e as trompas, todo o processo tem duração de mais ou menos 10 minutos.  

Quando realizada a retirada do cateter, é feita outra radiografia para observar como o contraste injetado se distribuiu e se as trompas esvaziaram completamente. 

O exame precisa de algum preparo? 

Alguns cuidados devem ser realizados para o HSG, um dia antes do exame o profissional responsável por executá-lo orienta a paciente a tomar um laxante ou alguma medicação anti-inflamatória. Esse procedimento ocorre, pois, dessa forma é possível visualizar o útero e as tubas, além de minimizar qualquer tipo de desconforto. 

Quando o exame é realizado, quais as chances de engravidar? 

É importante esclarecer que o objetivo do exame de histerossalpingografia não é realizar a desobstrução das tubas. Mas sim identificar se estão saudáveis e aptas para fazer seu papel nas etapas de fecundação. 

Em alguns casos, ocorre a gravidez nos meses seguintes ao exame após a passagem do contraste. Isso acontece porque são retirados mucos, que estavam dificultando a passagem do espermatozoide.  

Onde fazer o exame?  

O exame pode ser feito aqui no CURA, por especialistas qualificados e equipamentos de ponta que contribuem para um exame de excelência.  

Agende agora seu exame pelo nosso WhatsApp. 

 

Mais artigos