A obesidade é uma doença crônica,caracterizada pelo excesso de gordura corporal, e está relacionada a uma série de fatores, como má alimentação, herança genética, sedentarismo e até disfunções endócrinas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, a doença cresceu 60% entre os brasileiros, atingindo cerca de 18,9% da população. A obesidade constitui um fator de risco para diversas doenças, entre elas se destacam:
- Doenças cardiovasculares, como aterosclerose
- Hipertensão
- Diabetes tipo 2
- Alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e intestino
- Depressão
Como saber se você está obeso
O índice de massa corporal (IMC) é o método utilizado pela Organização Mundial da Saúde para avaliação de gordura e classificação do peso e pode ser calculado da seguinte forma:
IMC = Peso (Kg) / Altura (m²)
Considera-se excesso de peso = IMC igual ou maior que 25 kg /m²
Considera-se obesidade = IMC igual ou maior que 30 kg /m²
Lutando contra a obesidade
A redução de 5% a 10% do peso é uma medida que pode trazer benefícios à saúde do obeso! Mas, para emagrecer de forma saudável e gradual é preciso procurar ajuda de uma equipe multiprofissional.
Se você está fora do seu peso ideal, procure um especialista e lembre-se de cultivar hábitos saudáveis de vida, que incluam uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas.