Novembro Azul: entenda como cuidar da saúde dos homens
Você sabia que 47% dos homens não fazem o exame de próstata? Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia mostra como os homens se ausentam dos consultórios médicos e deixam de cuidar da sua saúde.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina e dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para a expectativa do diagnóstico de 65.840 novos casos entre 2020 e 2022.
Neste mês, a campanha do Novembro Azul chama a atenção para os homens não se ausentarem e fazerem seus exames anualmente. Para saber mais sobre o câncer de próstata e como cuidar da sua saúde, continue lendo este texto.
O que é o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula que fica embaixo da bexiga e envolve a uretra, o canal que liga a bexiga ao orifício do pênis. A sua função de produzir o fluido que nutre, protege os espermatozóides no sêmes e os torna mais líquidos.
O câncer de próstata é o tumor que afeta essa glândula e é o mais comum entre os homens acima dos 50 anos. Isso acontece, pois o tumor cresce de forma lenta e não costuma apresentar sintomas nos estágios iniciais.
Quais os fatores de risco para o câncer de próstata?
Os fatores de risco são condições ou problemas que aumentam as chances de desenvolver algum câncer de próstata. Contudo, os fatores de risco não causam diretamente a doença, eles influenciam no seu desenvolvimento.
No caso do câncer de próstata, os principais fatores de risco são:
- histórico familiar: homens que tiveram parentes próximos diagnosticados com o câncer de próstata possuem mais chances de desenvolver o tumor.
- idade: as chances de desenvolver essa enfermidade aumenta após os 50 anos de idade, mas caso algum parente próximo seja diagnosticado, é importante verificar com o médico a indicação de realizar os exames.
Uma das formas de garantir a CURA do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Mesmo que os homens não tenham nenhum sintoma, é importante que eles comecem a fazer os exames a partir dos 50 anos.
Entre os principais procedimentos, podemos destacar o:
- exame de toque, aquele feito pelo próprio médico
- exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Se for necessário, o médico pode solicitar a realização de outros exames de imagem, como:
- ressonância magnética,
- ultrassonografia,
- biópsia guiada.
Neste novembro, não se ausente das clínicas e hospitais e faça seus exames. E conte conosco para fazer os procedimentos de imagem.