Oncologia: conheça mais sobre essa especialidade da medicina
Com o passar dos anos é cada vez mais comum ouvirmos casos de pacientes diagnosticados com câncer, não é mesmo?
O fato é que a vida moderna colabora com o crescimento da população e expectativa de vida, refletindo diretamente no aumento de diagnosticados com a doença. Diante desses dados, a oncologia tem ganhado cada vez mais destaque e importância dentro da medicina.
Oncologia? Sim, essa especialidade médica, também chamada de Cancerologia é uma ciência que estuda a forma como o câncer se desenvolve no organismo do paciente, além de acompanhar e determinar, por muitas vezes, o tipo de tratamento adequado para cada neoplastia.
Câncer, por outro lado, é o nome dado para um grupo de mais de 200 doenças. Apesar da enfermidade se manifestar de diversas formas, todas tem início através do crescimento anormal e fora de controle das células do organismo do paciente.
Mas voltando aos casos…
Diagnósticos no Brasil
Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer entre os anos de 2020 e 2022. Atualmente, as doenças oncológicas mais comuns são:
Em homens
- Próstata – 29,2%
- Cólon e reto – 9,1%
- Pulmão – 7,9%
- Estômago – 5,1%
- Cavidade oral – 5%
Em mulheres
- Câncer de mama – 29,7%
- Cólon e reto – 9,2%
- Colo do útero – 7,4%
- Pulmão – 5,6%
- Tireoide – 5,4%
Com a finalidade de diminuir essas taxas, diversas Campanhas de Conscientização de saúde têm ganhado destaque ao longo dos anos.
Isso porque a falta de informação sobre os sintomas e as formas de prevenção primária retardam o diagnóstico, tratamento e por muitas vezes, as chances de cura. Desta forma, o objetivo dessas Campanhas – que ocorrem sempre no mesmo mês e elegem uma cor para representar a causa- é realizar eventos, palestras, apresentações e materiais de divulgação para a população em geral.
Você já deve ter ouvido falar de alguma delas:
- Março Lilás – Combate ao Câncer de colo de útero
- Maio Cinza – Combate ao Câncer no cérebro
- Julho Amarelo – Combate ao Câncer nos ossos
- Julho Verde – Combate ao Câncer de cabeça e pescoço
- Outubro Rosa – Combate ao Câncer de mama
- Novembro Azul – Combate ao Câncer de próstata
- Dezembro Laranja – Combate ao Câncer de pele
Prevenção
De acordo com o Dr. Felipe Ades – oncologista – existem alguns “mandamentos” indicados pelo Inca para uma vida mais saudável e, consequentemente colaborar com a prevenção do câncer. Confira:
- Não fumar
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
- Evitar exposição ao Sol entre 10h e 16h
- Evitar exposição a substâncias industriais
- Comer alimentos saudáveis
- Manter o peso adequado
- Praticar exercícios físicos
- Vacinar contra HPV e Hepatite B
- Realizar exames preventivos anualmente
Diagnóstico
Mas como diagnosticar doenças oncológicas?
Após a avaliação clínica, geralmente já em decorrência de queixas e ou presença de sintomas – o médico direciona para um especialista e solicita o agendamento de exames específicos capazes de investigar de forma detalhada determinada região do corpo.
Conheça os principais:
- Mamografia: A mamografia é o principal método para diagnóstico do câncer de mama, sendo capaz de detectar os primeiros sinais radiológicos da doença.
- Ressonância magnética: permite a visualização de alta definição dos órgãos do corpo auxiliando no diagnóstico de tumores e anomalias estruturais.
- Tomografia computadorizada: é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar tumores em diferentes partes do corpo, identificando o tamanho, formato, localização e a maneira como ele se comporta e se dissemina.
- Ultrassonografia: é exame que não utiliza radiação e permite obter claras para identificar tumores e outras doenças instaladas nos órgãos do paciente.
- Biópsia: consiste, basicamente, na retirada de um pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. Tem por objetivo diagnosticar se há presença de câncer no paciente.
- Pet-tc: exame é muito indicado em casos de suspeita de câncer e metástase. Por meio dos resultados, é possível avaliar o estágio em que o tumor se encontra, bem como a eficácia do tratamento oncológico, caso o paciente já o tenha iniciado.
Tratamento
O oncologista tem papel fundamental nesse período. Após o diagnóstico da doença, o especialista juntamente com uma equipe médica multiprofissional analisa e indica o melhor tratamento a ser seguido. Tal decisão se dá de acordo com o perfil e histórico médico e é sempre bastante individualizado, observando as possibilidades, restrições e necessidades do paciente.
Os tratamentos oncológicos possuem objetivos distintos e que, basicamente, consistem em:
- Curativo: como o próprio nome diz, foca na cura o paciente através de tratamento personalizado.
- Remissão da Doença: Caso a cura não seja possível de alcançar, este tratamento visa uma satisfatória remissão da doença, fazendo com que o paciente se sinta bem, ganhe longevidade, qualidade de vida e se mantenha longe dos efeitos da doença e de internações.
- Cuidados Paliativos: Este caso ocorre quando as chances de remissão são remotas e tem por objetivo controlar a doença e seus sintomas. Tais cuidados paliativos consistem em aliviar o sofrimento, tratando sintomas de ordem física, psicossocial e espiritual.
Vale ressaltar que nos três cenários, o maior objetivo é sempre otimizar a qualidade de vida do paciente, analisando caso a caso.
Priorize sua saúde!
Pensou em autocuidado e saúde, pensou em prevenção. Por isso, para a realização dos seus exames de rotina, conte com o Grupo CURA.
Oferecemos atendimento personalizado e o que há de mais moderno tratando-se de medicina diagnóstica, garantindo o conforto e comodidade que você merece.
Além de contar com uma equipe médica altamente qualificada e aparelhos de diagnóstico de última geração, os agendamentos podem ser feitos de forma rápida através do whatsapp, basta clicar aqui.
CURA – Medicina Diagnóstica com olhar humano.