Ter conhecimento precocemente sobre a gestação é essencial para que a mulher inicie o seu pré-natal o mais cedo possível
Você sabia que os primeiros sintomas da gravidez podem aparecer antes do atraso da menstruação? Mas é preciso ficar atenta, pois muitas vezes os sintomas passam despercebidos. Estes começam a se manifestar logo nas primeiras semanas após a fecundação. Identificando mais de um dos sintomas abaixo, realize um exame de sangue para medir o nível do hormônio Beta HCG. Conheça alguns deles:
Mamas sensíveis e inchadas – As alterações hormonais deste período estimulam as glândulas mamárias preparando a mulher para a amamentação, o que pode provocar dores e inchaço nos seios. Também é possível observar a aréola ficar mais escura que o normal pelo aumento de fluxo sanguíneo na região.
Alterações de humor – O desequilibro hormonal é responsável por uma montanha-russa de emoções durante a gestação. As mudanças físicas também ajudam nas alterações de humor. Pés inchados, dores na coluna e dor abdominal fazem qualquer humor subir e descer rapidamente.
Cólica e inchaço abdominal – As intensas alterações pélvicas que acontecem provocam o inchaço abdominal. Desconforto abdominal pode ocorrer nos meses iniciais da gestação por conta do funcionamento mais lento do organismo. A dor é semelhante à cólica menstrual e de fraca a média intensidade.
Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.
Cravos, espinhas e pele oleosa – A gestante pode observar logo nas primeiras semanas um aumento da oleosidade da pele, o que pode ocasionar o surgimento ou piora de cravos e espinhas.
Cansaço excessivo – As alterações hormonais e a diminuição da quantidade de açúcar no sangue provocam sensação de cansaço e sonolência durante o dia. Estes sintomas podem ser percebidos logo no inicio da gravidez.
Enjoos – Com a produção elevada de hormônio progesterona, a mulher pode sentir enjoos constantes, principalmente nas primeiras horas da manhã. As náuseas surgem após o 1° mês da gestação e pode persistir por toda a gravidez.
Alteração no olfato e paladar – As gestantes podem sofrer mudanças no paladar. Desejos específicos e aversões alimentares são comuns durante o período.
Aumento da frequência urinária – Há um aumento da frequência urinária após cerca de seis semanas da gravidez. O sintoma perdura até o final da gestação, já que o crescimento do feto comprime a bexiga, reduzindo sua capacidade de armazenamento e fazendo com que pequenos volumes desencadeiem a vontade de urinar.
Atraso menstrual – O atraso menstrual é o sinal clássico de gravidez. Porém, cerca de 1/3 das grávidas apresentam pequenos sangramentos que podem ser confundidos com menstruação. Algumas mulheres têm ciclos menstruais muito irregulares, portanto, é preciso ficar atenta à causa desse atraso.
Faça o seu pré-natal no Cura Fetal.