Ressonância Magnética: Conheça mais sobre esse exame

A ressonância magnética é um exame não invasivo e indolor, que produz imagens de órgãos internos e tecidos em alta definição sem precisar emitir radiação, diferentemente do raio-x e da tomografia, por exemplo.

O exame de ressonância magnética possui múltiplas utilidades, pois capta imagens bem detalhadas e com alta definição, podendo ser usadas para analisar suspeitas e condições muito diversas, como casos de esclerose múltipla, tumor cerebral, tumor nas mamas, coágulos, hérnia de disco, lesões nas articulações, tendinites, alterações no fígado, acidente vascular cerebral (AVC) em estágio inicial, traumas, entre outras.

Basicamente o exame de ressonância magnética utiliza um poderoso campo magnético e um sofisticado computador para produzir imagens das diversas partes do corpo sem o uso de radiação.

Como esse processo é realizado?

O paciente é orientado, antes do início do exame de ressonância magnética, a retirar todos os objetos metálicos, como anéis, brincos, cintos e pulseiras, que podem interferir com a tecnologia utilizada no procedimento. Por essa razão, é solicitado ao paciente que troque de roupa, fazendo uso, normalmente, de um traje fornecido pelo laboratório.

Em seguida, o paciente é conduzido ao aparelho, que se assemelha a um tubo, onde deve se deitar na maca do equipamento. A parte do corpo a ser estudada é coberta por um aparelho denominado bobina, cujo objetivo é potencializar os efeitos do campo magnético e melhorar a qualidade da imagem a ser gerada.

Após essa preparação, a maca é deslizada para o interior da máquina, onde o paciente deve se manter imóvel ao longo de todo o tempo do exame, para não interferir no resultado. Em alguns casos, quando a pessoa está muito agitada ou em que não consegue se manter confortável ou tranquila no equipamento é possível realizar a ressonância magnética com sedação, ou seja, é possível fazer uso de um sedativo para que o paciente consiga realizar o exame com mais tranquilidade e sem fazer movimentos que podem atrapalhar a geração das imagens. No momento, não é possível realizar ressonância magnética com sedação no CURA.

É importante ressaltar que, durante todo o exame, o paciente é monitorado e acompanhado pela equipe do CURA, que pode ser acionada a qualquer momento. O CURA, oferece equipamentos de alta tecnologia que entregam resultados com qualidade e segurança. Uma equipe altamente capacitada para o atendimento aos pacientes, dispondo também, de conforto e agilidade.

Saiba mais sobre a ressonância magnética no CURA. Entre em contato com a nossa equipe e venha agendar seu exame conosco!

Mais artigos