A sinusite tem como sintomas mais comuns dor de cabeça, febre e fadiga. Conheça as causas e os tratamentos para a sinusite.

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios nasais. Também conhecida como sinusopatia, geralmente é causada por infecções (virais, bacterianas ou fúngicas), alergias ou alterações do sistema imunológico, incluindo as doenças autoimunes.

Sintomas

Os principais sintomas da doença são o surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de sensação de peso ou pressão no rosto. Outras manifestações que eventualmente podem ocorrer:
• dor de cabeça, que pode se espalhar para os olhos e nariz;
• dor de garganta;
• dificuldade para respirar pelo nariz;
• perda do olfato e paladar;
• mau hálito;
• tosse que sempre piora à noite.

Principais tipos

A sinusite pode ser classificada em vários tipos, dependendo dos seios nasais afetados, dos sintomas e da causa. Portanto, quando o mal-estar afeta apenas os seios nasais de um do lado do rosto, é diagnosticada como sinusite unilateral, enquanto que quando afeta seios dos dois lados é conhecida como sinusite bilateral.

Já quando se fala da duração dos sintomas, a sinusite aguda dura menos de 4 semanas, sendo principalmente provocada por vírus, enquanto a crônica dura mais de 4 semanas, sendo produzida por bactérias.

Da mesma forma, quando se avalia a doença pelas suas causas, ela pode ser conhecida como viral, se for provocada por vírus; bacteriana, se for causada por bactérias; ou por alérgica, se for causada por uma alergia.

Diagnóstico 
O diagnóstico geralmente é clínico, mas o seu médico poderá solicitar exames de imagem, como a tomografia computadorizada, para a confirmação da doença.
Tratamentos

O tratamento pode variar de acordo com cada caso. O clínico geral ou otorrinolaringologista normalmente recomenda o uso de sprays nasais, analgésicos, corticoides orais ou antibióticos.

Mais artigos