Teste Ergométrico: tudo o que você precisa saber
Também chamado de teste de esteira ou teste de esforço, o teste ergométrico é um exame bastante comum na prática médica. Até mesmo pessoas que possuem um estilo de vida saudável, não ficam ilesas das várias patologias que existem. O teste de esteira consegue avaliar como anda a saúde do coração, avaliar a capacidade funcional de atletas e acompanhar resultados de tratamentos.
O que é e como o exame é feito?
O teste ergométrico é um exame que permite identificar se o coração está saudável ou não, através do esforço físico. Ele é feito por uma esteira ou bicicleta, os sintomas de alguma patologia que podem existir no paciente são observados pelo comportamento da frequência cardíaca, pressão arterial e do eletrocardiograma durante ou após o exame.
Para que serve?
O exame ergométrico associado a outros, serve para auxiliar na avaliação cardiovascular, sendo importante nos métodos de prevenção. É um exame completo que consegue diagnosticar diversas doenças.
Quais doenças o Teste Ergométrico consegue detectar?
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mostrou que por meio desse exame é possível detectar uma série de doenças como:
• Isquemia miocárdica;
• Reconhecer arritmias cardíacas e distúrbios hemodinâmicos induzidos pelo esforço;
• Avaliar a capacidade funcional e a condição aeróbica de atletas ou pessoas que precisam medir o seu condicionamento físico;
• Diagnosticar doenças cardiovasculares;
• Prescrever exercício;
• Demonstrar ao paciente suas reais condições físicas e fornecer dados para avaliação médica.
Alguns cuidados pré-exame são importantes de serem feitos. Evitar o uso de cremes corporais, já que podem dificultar a fixação dos eletrodos no tórax do paciente ou dificultar a leitura do equipamento, é essencial. Fora isso, utilizar roupas confortáveis, não ir de jejum e outras orientações necessárias, são transmitidos ao paciente pelo médico.
Você sabe como anda a saúde do seu coração?
Agende seu exame conosco e converse com um especialista.