Saiba mais sobre o Zika vírus e o Aedes Aegypti, o mosquitos transmissor da doença. Entenda sintomas, tratamentos e prevenção.

O Zika Vírus é um vírus da família dos arbovírus habitualmente transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo agente transmissor da Dengue e da febre Chikungunya. O vírus promove uma infecção que ganhou grande dimensão em todo o mundo. O diretor clínico do CURA Lab, Dr. Charlles Heldan M Castro, responde as principais dúvidas sobre o assunto.

Sintomas
Apenas 20% das pessoas contaminadas apresentam sintomas, e quando eles surgem são semelhantes aos da dengue:
– Febre;
– Dor muscular;
– Manchas pelo corpo;
– Dor de cabeça;
– Vermelhidão nos olhos;

Tratamento
Não há tratamento específico para a doença. As manifestações são tratadas com medicações sintomáticas para diminuir a febre e aliviar as dores. Os sintomas desaparecem espontaneamente após 4-7 dias.

Diagnóstico
O diagnóstico da doença é extremamente importante, uma vez que a infecção pelo vírus da Zika em gestantes tem sido associada à microcefalia nos fetos. O vírus também pode atingir o sistema neurológico, aumentando o risco do desenvolvimento da síndrome de Guillain-Barré, doença que causa inflamação nos nervos e fraqueza muscular.
O vírus pode ser detectado nos líquidos biológicos através da técnica PCR. Recentemente, a Anvisa aprovou e liberou a comercialização de um teste sorológico para o diagnóstico da infecção pelo Zika vírus. O exame pode ser realizado no CURA.

Transmissão
O Zika vírus também pode ser transmitido de uma pessoa infectada a outros através de contato direto com fluidos corporais, como urina, saliva e leite materno. O zika vírus também é transmissível sexualmente.

Prevenção
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e sua reprodução se dá em poças de água limpa e parada. Por isso, a melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente. Confira algumas dicas:
– Evite o acúmulo de água;
– Coloque areia nos vasos de plantas; Se tiver plantas aquáticas, lave com água e sabão a parte de dentro do vaso, todas as semanas;
– Descarte o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
– Fure pneus e guarde-os em locais protegidos das chuvas;
– Desobstrua calhas e cubra a caixa d´água;

Mais artigos