8 coisas que você precisa saber sobre cálculo renal - CURA

8 coisas que você precisa saber sobre cálculo renal

O cálculo renal (pedra no rim) é a formação de massas sólidas nos rins e canais urinários. Conheça causas e tratamentos para o cálculo renal.

1. O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário.
2. As pedras nos rins são formadas quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico.
3. Os principais sinais do problema são: Dores intensas (que se espalham, principalmente, pela região abdominal); Dor ao urinar; Urina com cor anormal, geralmente escura e mal cheirosa; E febre e calafrios, em caso de infecção;
4. Consulte um médico assim que manifestar os primeiros sintomas de cálculo renal.
5. O diagnóstico da doença pode ser feito por meio dos seguintes exames: exame de sangue; exame de urina e exames de imagem, como raios-X e ultrassons.
6. O tratamento pode ser feito com analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e hidratação (beber de dois a três litros por dia).
7. A cirurgia é indicada se o cálculo renal for grande ou se estiver bloqueando a passagem da urina.
8. Para prevenir o cálculo renal, é necessário tomar cuidado com a alimentação. Confira as dicas: beber muita água durante o dia; reduzir as quantidades de sal e proteína em suas refeições; alimentar-se menos com comidas ricas em oxalato, como espinafre, nozes, batata doce e até chocolate.