Diagnóstico precoce do câncer de mama é ainda a melhor maneira de salvar vidas - CURA

Diagnóstico precoce do câncer de mama é ainda a melhor maneira de salvar vidas

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele. Apesar da alta incidência, a boa notícia é que as chances de cura da doença podem chegar a 95%, caso o diagnóstico seja realizado precocemente.

No entanto, muitas mulheres estão deixando de se cuidar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia, o porcentual de exames de mamografia realizados em 2017 no Sistema Único de Saúde (SUS) entre mulheres de 50 e 69 anos é o menor dos últimos cinco anos. Das 11,5 milhões de mamografias esperadas, apenas 2,7 milhões foram realizadas.

Especialistas afirmam que a falta de informação e até mesmo o medo de realizar a mamografia, principal método de rastreio do câncer de mama, são alguns dos principais entraves que dificultam o diagnóstico precoce da doença.

 

Rastreamento do câncer de mama: simples e indolor

O principal método de rastreamento do câncer de mama é a mamografia, recomendada a partir dos 40 anos, com periodicidade anual. Para mulheres que apresentam histórico da doença na família, a indicação é que o exame comece a ser realizado mais cedo.

Já entre as pacientes jovens, cujas mamas são densas e apresentam tecidos fibrosos, o ultrassom é o método mais indicado para identificar qualquer irregularidade.

 

Como é realizada a mamografia 

Posicionada de pé, a mulher fica de frente a um aparelho que funciona como uma espécie de raio-x, que irá comprimir as mamas e enviar as imagens para um monitor. O exame é indolor e leva apenas alguns minutos. As únicas recomendações são: não utilizar cremes, perfumes ou desodorantes na região das mamas e axilas para não haver interferência no laudo do exame. Além disso, caso tenha análises anteriores, é importante levá-los no dia.

 

CURA Mama

Voltado exclusivamente para a saúde das mamas, o CURA Mama oferece o que existe de mais sofisticado em análise e diagnóstico. Amparados pela melhor tecnologia disponível, nossos profissionais, todos especializados e com vasta experiência acadêmica, estão entre os mais renomados do mercado.

Conheça nossos exames: https://www.cura.com.br/especialidades-curamama.html

Aviso

Nesse momento de pandemia e prezando pela segurança de nossos pacientes e colaboradores, o CURA limitará a circulação de suas unidades. No dia de hoje, 24/03/2020, nossas Unidades de Moema e Paraíso estarão fechadas. Pacientes com exames agendados entre em contato com nossa central de atendimento (11) 3056.4707 e verifique a mudança de unidade e horário, exames que não precisam de agendamento, por gentileza, dirigir-se à Unidade Jardins. Por outro lado, a Unidade Jardins terá seu horário de atendimento reduzido, das 6h00 às 13h00, a partir de 25/03/2020. Este é um momento de nos unirmos contra o COVID-19. Se não for exame de urgência fique em casa, pois é o lugar mais seguro.