Novembro Azul: 10 respostas sobre o Câncer de Próstata!
Já sabemos da importância da Campanha Novembro Azul para a conscientização e prevenção de doenças masculinas, certo?
O movimento que vem crescendo anualmente e acontece no penúltimo mês do ano dá foco, principalmente, no combate ao câncer de próstata, que segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o mais comum entre os homens e representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil.
Dados do Instituto indicam que, entre os anos de 2020 e 2022, o país pode registrar cerca de 65.840 novos casos da doença a cada ano.
Por isso, a fim de fomentar ainda mais a Campanha, listamos as principais perguntas sobre a doença, formas de prevenção e diagnóstico. Uma maneira de informar e quebrar o tabu e preconceito em relação a doença.
Vamos lá? Ah, e para mais detalhes sobre o Novembro Azul, acesse essa matéria em nosso blog.
Primeiramente, o que é a próstata?
Trata-se de uma glândula do corpo masculino localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, ou seja, o canal por onde passa a urina. Ela tem como função produzir um líquido que compõe parte do sêmen, para nutrir e proteger os espermatozoides.
O que é o câncer de próstata?
Câncer de próstata é o tumor que afeta, como o próprio nome diz, a região da próstata. Na maior parte dos casos, ele cresce de forma lenta e não dá sinais da enfermidade ao longo dos anos. Por isso. os exames preventivos a partir de uma certa idade são tão necessários.
Existem fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença?
Sim, existem. Os principais deles são:
- Idade avançada: No Brasil, 90% dos casos diagnosticados são em homens com mais de 55 anos.
- Histórico de câncer na família: são considerados do grupo de risco homens com parentes próximos (pai, irmão e tio) que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
- Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
- Dificuldade de urinar
- Sangue na urina
- Demora em começar e terminar de urinar
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Diminuição do jato de urina
- Dor na região dos testículos ou perto do ânus
- Exame de toque retal: neste procedimento o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
- Exame de PSA: trata-se de um exame de sangue para medição da quantidade de uma proteína produzida pela próstata chamada Antígeno Prostático Específico (PSA). É importante ressaltar aqui que níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
- Cirurgia/prostatectomia: é o método mais utilizado e consiste na retirada completa da próstata através de uma cirurgia.
- Radioterapia: consiste na aplicação de radiação em determinadas áreas da próstata para eliminar as células de câncer;
- Tratamento hormonal: é usado para os casos mais avançados e consiste no uso de remédios para regular a produção dos hormônios masculinos, aliviando os sintomas.
- Manter o peso corporal adequado
- Praticar atividades físicas regularmente
- Não fumar
- Não consumir bebidas alcoólicas