São Paulo, 03 de Março de 2020.

 

A doença do Coronavírus 2019 ou COVID-19 é o nome da síndrome respiratória aguda grave causada pela infecção pelo Coronavírus 2 (SARS-CoV-2). No dia 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde declarou a COVID-19 como emergência de saúde pública de interesse internacional.

O CURA Imagem e Diagnóstico monitora a situação de perto. Nossa prioridade é a saúde e a segurança de nossos funcionários, pacientes e da comunidade a que servimos. As informações abaixo têm por objetivo orientar profissionais da saúde e a comunidade em geral acerca do gerenciamento de pacientes. As informações serão atualizadas na medida em que tenhamos novos conhecimentos e desenvolvimentos sobre a infecção.

Informações importantes para profissionais da saúde e a comunidade em geral:

  1. Como a COVID-19 envolve uma questão de saúde pública, estamos seguindo com rigor as orientações do Ministério da Saúde que preconiza que os casos suspeitos sejam identificados através de avaliação em consulta médica. Dessa forma, o melhor ambiente para o gerenciamento dos casos suspeitos da COVID-19 é o serviço médico-hospitalar.
  2. Seguindo tais recomendações do Ministério da Saúde, o CURA, centro de diagnóstico especializado em medicina ambulatorial, não oferece testes para o COVID-19.
  3. O CURA não coleta, processa ou transporta amostras de pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.
  4. Recomendamos que não sejam encaminhados pacientes com suspeita de infecção pelo COVID-19 para as unidades de atendimento do CURA, a menos que testes executados tenham descartado o diagnóstico.
  5. Laboratórios da rede pública de saúde como o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo e outras Instituições estão autorizados a fornecer testes para o COVID-19 no Brasil.
  6. Incentivamos os profissionais de saúde e a comunidade em geral a visitar o site do Ministério da Saúde e seus links. Até o momento, as áreas com transmissão local do vírus são China, Irã, Itália, França, Alemanha, Emirados Árabes, Japão, Austrália, Tailândia, Cambodja e outros países do sudeste asiático. As áreas são atualizadas e disponibilizadas no site do Ministério da Saúde, no link: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Mais artigos