O câncer de mama é a neoplasia mais frequente entre as mulheres. Trata-se de uma patologia multifatorial, desencadeada por fatores genéticos, hereditários e ambientais, que leva à multiplicação descontrolada das células da mama, provocando o surgimento de tumores.

Embora o câncer de mama tenha manifestações altamente agressivas, com grande facilidade para fazer metástases, o diagnóstico precoce contribui decisivamente para diminuir a mortalidade decorrente da neoplasia e minimizar a agressividade do tratamento. Tumores diagnosticados em estágios iniciais, com até 1 centímetro, podem ter mais de 90% de chance de cura.

Além do exame clínico realizado pelo médico, a mamografia tem tamanha importância e   melhor custo-benefício para rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. Ultrassonografia e ressonância magnética são métodos complementares que também podem contribuir com a detecção e avaliação da neoplasia.

O CURA Imagem e Diagnóstico tem mais de 30 anos de expertise nesses exames, dispondo de uma equipe altamente especializada para oferecer o melhor atendimento às pacientes e os resultados mais precisos e confiáveis às equipes médicas.

Mamografia

Utilizada para rastreamento e detecção precoce de câncer de mama no mundo inteiro, a mamografia mostrou-se capaz de diminuir o índice de mortalidade decorrente da neoplasia, uma vez que é o único método capaz de visualizar as microcalcificações que representam os primeiros sinais radiológicos da neoplasia. Deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos em todas as mulheres assintomáticas. Em caso de histórico familiar ou outros fatores de risco, deve ser feito mais cedo, conforme orientação médica.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é Indicada para pacientes com mamas densas, casos das jovens ou das mulheres pós-menopausa, por exemplo.  Traz maior acurácia na visibilização de cistos e nódulos , além de poder ser usada na avaliação de assimetrias mamárias. Deve ser sempre realizada como complemento à mamografia, jamais como substituta.

Ressonância Magnética (RM)

Indicada para estabelecer o estadiamento da neoplasia em pacientes com as mamas densas. Com excelente acurácia para visibilização de nódulos, pode também contribuir com o planejamento cirúrgico, pois permite identificar se existem outras áreas da mama acometidas pela doença e não identificadas na biópsia. Não deve ser usada para rastreamento em pacientes assintomáticas, em função do índice elevado de falsos-positivos. Para rastreamento, é recomendada apenas em pacientes com histórico familiar e outros fatores de risco.

Vantagens dos exames de imagem

  • Não invasivos
  • Alta precisão
  • Indolores
  • Paciente retoma suas atividades no mesmo dia

Por que o CURA?

  • Expertise consolidada de mais de 30 anos em exames de imagem e biópsias.
  • Equipe altamente qualificada para realização dos exames e interpretação dos resultados.
  • Uso das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado.
  • Uso do sistema BI-RADS (Breast Imaging-Reporting and Data System) para classificação de alterações encontradas na mamografia e outros exames de imagem.
  • Precisão e acurácia dos resultados amplamente reconhecidas pela área de saúde.
  • Canal direto de comunicação com os médicos para esclarecimento de dúvidas.
  • Atendimento humanizado, prezando pelo conforto e tranquilidade da paciente em todos os momentos do exame.

Mais artigos