O Guia de Cuidados para o seu Pré-Natal

Pregnant woman holding ultrasound image. Concept of pregnancy, health care, gynecology, medicine. Young mother waiting of the baby. Close-up, copy space, indoors.

A gravidez é um momento especial que precisa de muita atenção e cuidado tanto com a mamãe como com o bebê. É por saber disso que contamos com o espaço do CURA fetal no nosso laboratório, onde podemos acompanhar e oferecer um pré-natal mais completo e seguro.

Nesse texto, preparamos um guia de exames para acompanhar a sua gestação nas primeiras fases. Continue lendo nosso blog para entender os cuidados que você precisa ter durante a sua gravidez.

1ª Fase: do primeiro ao terceiro mês

Tipagem Sanguínea

Identifica mulheres que tenham sangue com fator Rh negativo (A-, B-, AB, ou O-) e que estejam grávidas de bebês com sangue Rh positivo (A+, B+, AB+ ou O+). O exame é importante na investigação da eritroblastose fetal.

Hemograma completo

Avalia a presença de anemia, alterações das plaquetas e dos leucócitos. O exame pode ser solicitado ao longe de toda gestação.

Glicemia

Detecta o aparecimento de diabetes gestacional, o rastreio básico é feito com uma glicemia de jejum no primeiro trimestre da gestação.

Sorologia para HIV

Investiga a presença de infecção pelo vírus HIV. A sorologia deve ser repetida no segundo e no terceiro trimestre para ter certeza que não houve infecção durante a gestação.

Reação para toxoplasmose e para rubéola

Verifica a presença de imunidade ou infecção causada pelo agente da toxoplasmose e pelo vírus da rubéola. Assim como o HIV, a sorologia deve ser repetida no segundo e no terceiro trimestre.

Teste de sexagem

Bastante esperado pelas mamães, o teste de sexagem permite a identificação do sexo do bebê a partir da oitava semana de gestação.

Hepatite B e C e citomegalovírus

Avalia a presença de infecções pelo vírus da hepatite B e C e pelo CMV. O exame deve ser realizado novamente no segundo e no terceiro trimestre.

Urina

O exame de urina verifica alterações do sedimento urinário, presença de sangramento ou alterações nos leucócitos que possam sugerir infecções.

Fezes

Identifica a presença de parasitoses intestinais. É indicado a realização da pesquisa nos três trimestres da gestação.

Ultrassonografia Obstétrica Transvaginal

Confirma a existência e a quantidade de embriões, calcula o tempo de gestação e define se o bebê está situado dentro do útero.

Ultrassonografia Morfológica do 1º trimestre

Avalia a anatomia do bebê, no exame também são realizadas algumas medidas do feto, como o osso nasal e a transluscência nasal. O diagnóstico tem como objetivo identificar malformações, e avaliar o risco de um bebê ter doenças genéticas, principalmente a síndrome de Down, realizado entre 11 a 14 semanas.

Papanicolau

O teste de Papanicolau é importante para o rastreamento do câncer do colo uterino. Toda mulher deve fazer este exame de forma regular e o fato de estar grávida não muda essa rotina. É recomendado realizar o procedimento na primeira consulta do pré-natal.

Marcadores Bioquímicos Maternos de 1º trimestre

O método permite identificar a concentração de três substâncias no sangue materno (B- HCG livre, PAPP-A e PLGF). Esta coleta deve ser feita preferencialmente com 10 semanas.

Com o resultado em mãos, você entrega para o ultrassonografista que estiver fazendo o seu exame morfológico do primeiro trimestre (11 a 14 semanas) pois ele vai acrescentar estes marcadores bioquímicos  com os marcadores ultrassonográficos e assim fazer um rastreio mais apurado sobre os riscos de síndromes e pré-eclâmpsia.

 NIPT

O teste do NIPT consegue extrair fragmentos de células fetais na circulação da mamãe e assim avaliar o DNA do bebê para ser feito um rastreamento de se ter maior ou menor chance de alguma alteração cromossômica.

Para uma gravidez leve e segura, não deixe de realizar o guia do seu pré-natal com a gente. Agende agora os seus exames pelo nosso WhatsApp.

Mais artigos