Orientações sobre novo Coronavírus (2019 nCoV ) e suas possíveis implicações - CURA

Orientações sobre novo Coronavírus (2019 nCoV ) e suas possíveis implicações

O que é o novo coronavírus 2019?

O novo coronavírus 2019 (2019-nCoV) é um novo vírus que causa doenças respiratórias em humanos e pode se espalhar de pessoa para pessoa. Este vírus foi identificado pela primeira vez durante uma investigação sobre um surto de doença respiratória em Wuhan, China.

As pessoas no Brasil podem se infectar com o 2019-nCoV?

O vírus 2019-nCoV parece ser capaz de se espalhar de pessoa para pessoa, embora não esteja claro com que facilidade isso acontece. A disseminação de pessoa para pessoa ainda não foi detectada no Brasil, nem há indícios de que haja sua disseminação. A probabilidade de alguém no Brasil ficar doente com esse vírus é muito baixa. No momento, o maior risco de infecção é para pessoas em Wuhan ou pessoas que viajaram para Wuhan e, menos ainda, para outras partes da China.

Como o 2019-nCoV se espalha?

A maneira exata de propagação do vírus não é totalmente conhecida. Assim como com outros coronavírus (MERS e SARS), acredita-se que a disseminação de pessoa para pessoa tenha ocorrido principalmente por gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, semelhante à forma como a gripe, o resfriado comum e outras viroses que causam doenças respiratórias se espalham. Também pode haver alguma propagação quando uma pessoa toca uma superfície ou objeto com vírus e depois toca sua própria boca, nariz ou possivelmente seus olhos. A disseminação dos coronavírus entre pessoas geralmente ocorre entre contatos próximos.

Quais são os sintomas do 2019-nCoV?

Pacientes infectados com o 2019-nCoV tiveram doença respiratória leve a grave com os seguintes sintomas: febre, tosse e falta de ar.

Quais são as complicações graves desse vírus?

Muitos pacientes têm pneumonia nos dois pulmões.

Que podemos fazer para nos proteger?

O vírus 2019-nCoV não foi detectado no Brasil até o momento, mas a melhor maneira de impedir a infecção é evitar a exposição ao vírus. Existem ações preventivas diárias simples para ajudar a impedir a propagação de vírus respiratórios.

Tais ações incluem:

  1. Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  3. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Quando água e sabão não estiver disponível, um desinfetante à base de álcool pode ser usado para higiene das mãos.

O que devo fazer se viajei recentemente para China e fiquei doente?

Se você esteve na China nos últimos 14 dias e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Os serviços de saúde deverão passar instruções sobre como cuidar, sem expor outras pessoas à doença. Enquanto estiver doente, evite o contato com outras pessoas, não saia e adie viagens para reduzir a possibilidade de espalhar doenças para outras pessoas.

Existe uma vacina?

Atualmente, não há vacina para proteger contra o 2019-nCoV. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus.

Existe tratamento?

Não há tratamento antiviral específico para o 2019-nCoV. Pessoas com 2019-nCov podem procurar atendimento médico para ajudar a aliviar os sintomas.